quinta-feira, 15 de abril de 2010

Eu explico...

«O nível do preço é muito elevado e nalguns casos é difícil compreender porque é que é tão elevado. Naturalmente que vou procurar explicações junto das empresas desse sector» – Vieira da Silva, Ministro da Economia

1) Para o caso de se ter esquecido, o imposto que o seu governo coloca no combustível é superior a 35% do preço final.

2) Devido à “recuperação económica”, também conhecida por “imprime que isto passa” o barril de petróleo passou de $35 para $86 no espaço de um ano.

3) Devido aos défices do seu governo, e dos governos de outros países com quem partilhamos a nossa moeda, o euro é já conhecido em alguns circulos como lixo tóxico. A última tendência nas festas de Cascais é mesmo trocar notas de 50€ por hipotecas em Detroit. Obviamente a tendência de desvalorização do euro amplifica a subida do petróleo e derivados nos mercados.

Posto tudo isto, pergunto-me Sr. Ministro se não deviam ser os empresários do sector a pedir explicações ao Governo sobre os preços do combustível.

Já o presidente da ANAREC estranha "que algumas empresas baixem os preços dos combustíveis nos fins-de-semana, questionando os motivos pelos quais não o fazem nos restantes dias".

É o que dá viver muito tempo perto de socialistas. Eu por exemplo, acho estranho que a portagem na 25 de Abril não seja mais cara em hora de ponta (ou, por exemplo, mais barata ao fim-de-semana) mas enfim… cada um estranha o que lhe apetece.

2 comentários:

Salvador disse...

só 35? olha que é mais... se o ISP em 2008 apenas era de 60 centimos ao que ainda tens que contabilizar o IVA eu diria que na boa 80 centimos no minimo, dos 1.4 da gasolina são apenas para impostos o que poe isso bem acima dos 50%

Nuno Branco disse...

Fiz novamente as contas, é cerca de 60%