sexta-feira, 9 de abril de 2010

Prata - Anomalia no mercado? (VI)

O mercado da prata foi aqui acompanhado com muita regularidade em 2008 e inicio de 2009 devido ao que eu considerei uma anomalia no preço spot da prata durante esse período (entretanto a situação começou a normalizar no 2º trimestre de 2009). Para quem não acompanhou a discussão ficam aqui os links:

Prata - Anomalia no mercado? (I, II, III, IV e V)

Como eu disse, entretanto a normalidade foi regressando (apesar de ainda estarmos longe dos níveis realmente normais antes de Setembro de 2007) razão pela qual fui colocando aqui menos posts sobre o assunto (apesar de este indicador se ter demonstrado uma grande oportunidade de compra). Pego hoje no assunto porque no final do mês passado houve uma audiência na CFTC (Commodity Futures Trading Commission) com vários intervenientes no mercado para tentar explicar o tamanho da posição da JP Morgan e se esta está ou não a manipular o preço da prata.

O assunto é complexo e não tenho tido muito tempo para falar sobre ele e não é agora que vou fazer uma grande dissertação, mas a acção tomada por Jason Homel forçou-me a escrever qualquer coisa... com base nos depoimentos na audiência da CFTC ele fez uma queixa ao departamento de justiça dos EUA:

JPMorgan Chase & Co. holds a large, concentrated, short position in silver futures contracts at the COMEX that allows them to unreasonably fix prices for silver lower than they should be, which resulted in widespread shortages of retail bullion, and 1000 oz. silver bars, over several months in 2008, at which time, I became a bullion dealer to help relieve the shortages caused by this price manipulation. I had to wait up to 5 weeks for delivery of 1000 oz. bars from one of the world's largest wholesale suppliers at the time.

It has been estimated that JPMorgan Chase & Co. has held up to, and over, 90% of the commercial short interest in silver futures contracts, essentially dumping silver on the market, silver that does not exist, in an attempt to contain, thwart, suppress, and manipulate the price of silver lower than it should be, and otherwise would be.


Diga-se de passagem, apesar do Jason gostar muito de prata e ser um player no mercado não deixa de ser socialista. Eu não tenho problema nenhum com a "concentração" da posição. Se eu quiser comprar mil toneladas de prata ninguém tem nada a ver com isso, o dinheiro é meu e espero que não me venham expropriar por "concentração de posição". O problema prende-se mesmo com o facto de a JP Morgan se estar a fazer valer de um sistema fraccional para vender curto prata, particularmente prata que ainda não existe.

Eu prometo que vou tentar escrever mais sobre o assunto nas próximas semanas mas para já fiquem com os links para o que se passou em Março na referida comissão:

Descrição das audiências por Jason Hommel.
Trader denuncia manipulação com dois dias de antecedência.
Trader que denuncia manipulação vítima de atropelamento e fuga.

Esta imagem do preço da prata nas últimas semanas reflete o dia que Maguire disse à CFTC que iria haver manipulação de mercado, alegadamente avisou a comissão vários dias antes de esta acontecer.



O tema é extremamente delicado e o Jason não é certamente isento. De qualquer das formas, quem tiver paciência leia os textos que deixei e tire as suas próprias conclusões.

Sem comentários: