sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Gasolina Alta? Jamais!

Manuel Pinho é o mais recente cromo a juntar-se aos protestos contra as gasolineiras por aumentarem o preço dos combustíveis. Para este estado de espirito contribui em muito a comunicação social que há muito deixou de empregar jornalistas para ter ao seu serviço pessoal capaz de transcrever os comunicados de imprensa que vão chegando à redacção.

Assim cabe-nos a nós descobrir a verdade, e agradecer ao Marco António por, no Caldeirão, manter sempre actual o seu tópico sobre os preços da gasolina/gasóleo e a sua relação com o crude.

Obrigado a ele e ficam aqui os preços das ultimas semanas em euros da gasolina e gasóleo nos mercados internacionais (fonte):

Gasóleo:
15 a 19 de Dezembro: 0.277 eur/litro
22 a 26 de Dezembro: 0.244 eur/litro
29 de Dezembro a 02 de Janeiro: 0.263 eur/litro
05 a 09 de Janeiro: 0.302 eur/litro


Gasolina:
15 a 19 de Dezembro: 0.189 eur/litro
22 a 26 de Dezembro: 0.159 eur/litro
29 de Dezembro a 02 de Janeiro: 0.159 eur/litro
05 a 09 de Janeiro: 0.204 eur/litro

Isto são médias semanais dos preços, não interessa muito à GALP se foi atingido um mínimo relativo de anos num determinado dia ou não uma vez que a GALP compra independentemente do preço e não por especulação.

Volto a lembrar que a GALP vende o seu gasóleo a 0.46€ / litro e a gasolina a cerca de 0.35€ / litro ... o resto é imposto mas sobre isso o Sr. Ministro não quer falar, está no seu direito, mas ao menos que se cale em vez de colocar a opinião publica contra uma empresa que já atravessa dificuldades que cheguem devido à conjectura internacional.

As razões para os aumentos são bem claras para quem ler a tabela acima.

2 comentários:

Unknown disse...

Toda a gente sabe que grande parte do preço dos combustíveis é de impostos, o que não justifica o abuso da Galp que não precisa da sua defesa. E não! A galp não atravessa dificuldades nenhumas...

Descobrir a verdade... é cada um..

Nuno Branco disse...

Portanto acha que a GALP tem que dar prejuízo em vez de reflectir o aumento do petróleo e derivados nos mercados internacionais?