quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

S&P reduz rating da divida nacional

É oficial, se há poucos dias era apenas uma possibilidade, agora é mesmo a sério. A Republica Portuguesa ficou com um rating de A+ depois de ter sido cortado (era AA-) hoje pela agência de rating S&P (aqueles que davam o mesmo tipo de rating a empresas já falidas ou nacionalizadas entretanto) prometendo ficar o crédito nacional cada vez mais caro.

O Sr. Primeiro Ministro que foi tão rápido na mensagem de Natal a dizer que era o responsável pela baixa das taxas de juro não quer também tomar a responsabilidade disto? Se calhar prefere endividar-se mais um bocadinho para o TGV e o Aeroporto a ver se passamos o rating para B- antes de ficar com os louros desta situação?

Nota: Já tinha deixado o aviso no Caldeirão mas volto a fazê-lo aqui. Cuidado com os certificados de aforro como investimento nesta crise, um certificado de aforro é apenas um titulo de divida publica da Republica Portuguesa. É verdade que o Estado, devido à impressão de moeda poderá sempre pagar esse certificado de aforro com o respectivo juro, no entanto o Estado não pode assegurar o valor desse pagamento.

Exemplificando, quem empreste ao Estado 100 Euros com um juro de 2% pode estar assegurado que vai receber 102 euros no final do ano, não há garantia nenhuma que esses 102 euros sejam capazes de comprar 1Kg de arroz na mercearia.

Sem comentários: