terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O Comité Central

As acções do nosso comité central de planeamento económico continuam a fascinar todos os portugueses... ou não, talvez apenas meia duzia que se dão ao trabalho de ir vendo o que se passa.

Impor quotas na produção de leite pareceu-lhes pouco , decidiram então mais tarde que limitar a produção era demasiado enfadonho e seria mais interessante produzir qualquer coisa dando incentivos à industria automóvel para fabricarem algo que ninguém (pelo menos por enquanto) tem interesse em comprar. Ainda na mesma semana que essa medida foi tomada, numa demonstração de coordenação e pensamento único do comité de planeamento económico para Portugal, decidiram aumentar o Imposto Automóvel para se certificarem que ninguém comprava os carros que produziam.

Esta semana porém as coisas melhoraram. O comité central decidiu que os preços dos medicamentos estavam demasiado baratos e que a industria de fámarcos genéricos andava a baixar os preços sem razão aparente (mania de serem eficientes estes tipos dos mercados...) de maneira que o ministério apoiando as restantes empresas farmacêuticas continua a pedir aos contribuintes cerca de 160 milhões de euros para subsidiar estas empresas.

E os senhores planeadores da economia? Digam lá que empresa devo eu montar e a que preços tenho de comercializar os meus produtos para podermos discutir os valores do subsidio...

Sem comentários: