sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Ainda a Islândia

Ainda há pouco tempo falei aqui de como a Islândia era um bom exemplo de como uma moeda se desmorona rapidamente e que só os que têm ouro (ou uma moeda estrangeira que não sofra o mesmo destino da moeda nacional... o que se poderá demonstrar dificil de encontrar nos próximos tempos) perde grande parte da sua riqueza e/ou poupança.

Agora é a CNN que nos reporta que o ISK (Coroa Islandesa) perdeu qualquer valor no mercado internacional:

Ler Mais...

Inflação ou deflação

Saíram hoje os resultados da inflação na zona Euro apontando para os 3.2%. É verdade que a tendência é de queda mas quando já se ouvem os gritos de deflação há tanto tempo não seria de esperar um pouco mais?

Artigos Relacionados:
Inflação Monetária
O que é a inflação?

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Prata - Anomalia no mercado? (IV)

Relançar o tópico (para quem é novo vale bem a pena ler os tópicos antigos sobre o mesmo assunto) para esclarecer que depois de uns e-mails trocados com o fornecedor já tenho todo o metal em minha posse e eles passaram a anunciar no próprio site que estão com problemas de entrega de alguns artigos de ouro (nomeadamente Philarmonikers e Maple Leafs).

Portanto... gente séria até prova em contrário mas sempre confirmar como referi anteriormente.

Aproveito já que aqui estou para relançar o tópico dos spreads em prata comparando com os 3 dealers que tinha mencionado em Agosto.

Ler Mais...

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Tesourinhos Económicos

No seguimento do tópico anterior deixo aqui alguns tesourinhos económicos do Youtube onde se pode ver como pessoas informadas viram a crise bem a tempo e propuseram soluções. Fica então a lista de video.

Esta discussão é de Agosto de 2006. Enquanto um debita a ilusão de riqueza produzida pelo FED Peter Schiff fala de dinheiro a sério e riqueza realmente acumulada.

Em 2007, enquanto o Bull Market respirava o seu ultimo fôlego, Peter Schiff continuava a ser apenas um alarmista a prever o fim do mundo. Os avisos que faz sobre o problema do sub-prime são completamente ignorados.

Ainda em 2007, Bill Bonner repete o que anda a dizer desde 2001... que os erros dos bancos centrais, bancos generalistas, dos investidores e dos consumidores têm que ser corrigidos.

Em 2008 Peter Schiff continua a ser gozado. Pode-se ver no quadro, enquanto o outro comentador vai dizendo que estamos no fundo do mercado, que o Dow Jones estava acima dos 11000 pontos. Hoje esteve a 8000...

Também este ano (já aqui coloquei videos mais antigos (1995)) podemos ver Ron Paul, este ano candidato presidencial nos EUA derrotado por John McCain nas primárias, a falar com o actual presidente da Reserva Federal sobre o estado do dolar e a inflação monetária.

São apenas alguns exemplos que aqui vos deixo demonstrando como a crise foi prevista por intervenientes que acreditam que apenas os mercados livres a podem resolver (com alguma dor como é natural) e que apontam o dedo aos mercados que se fazem passar por livres (como as taxas de juro). Curioso como ainda hoje uns são gozados ou até repudiados pela comunicação social enquanto os que nunca viram nada disto a acontecer vêm agora apontar soluções... é importante decidir em quem queremos acreditar e que conselhos queremos seguir.

Premonições de uma crise anunciada

Manuel Alegre teve “premonições” desta crise financeira. Segundo o próprio já por duas vezes, em 1999 e 2004, tinha alertado o PS (em congresso interno) de que a “falta de regulamentação” e os “excessos dos mercados financeiros” dariam nesta crise que hoje enfrentamos. Junte-se ao clube, não conheço nem um único liberal (daqueles que acreditam nos mercados livres, não dos que acreditam nos livres quando sobem e nos governos quando o mercado desce) de mercado que não tenha previsto esta crise. Não conheço nenhum capitalista (daqueles que acreditam que o capital é uma força mobilizadora da economia e não aqueles da banca que acreditam que promessas de capital futuro é a mesma coisa que capital real) que não tenha alertado para as origens desta crise no nosso actual sistema monetário.

Ler Mais...

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Pensamento do dia


"The central bank is an institution of the most deadly hostility existing against the Principles and form of our Constitution...Bankers are more dangerous than standing armies...(and) if the American people allow private banks to control the issuance of their currency, first by inflation and then by deflation, the banks and corporations that will grow up around them will deprive the People of all their property until their children will wake up homeless on the continent their Fathers conquered."


Thomas Jefferson - Um dos fundadores dos Estados Unidos da América

Ler Mais...

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Problemas com fornecedor

Queria deixar aqui um alerta à navegação, já que "anunciei" várias vezes o serviço da CoinInvestDirect como seguro e de confiança. Fi-lo porque, obviamente, já usei os serviços deles várias vezes e sempre tive a mercadoria a tempo e horas na minha mão sem grandes problemas.

No entanto, com o mercado do ouro a seguir o mesmo caminho da prata (futuros andam para baixo e nas lojas os preços andam para cima) tive hoje a minha primeira experiência infeliz quando tentei comprar a minha "dose".

Fica o e-mail do suporte ao cliente:

Ler Mais...

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ouro no Financial Times

Um pequeno vídeo (em inglês) sobre o mercado de ouro físico foi recentemente publicado no Financial Times.

Nada eufórico e bastante ponderado, demonstrando não só as vantagens como as desvantagens de possuir este metal precioso vale a pena ver para aqueles que ainda não têm a protecção que o ouro fornece.

Link

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Europa inquieta

A Europa anda à beira de um ataque de nervos... Ele é Gordon Brown a nacionalizar a banca, é Sarkozy a pedir uma cimeira internacional, é Barroso a encontrar-se com Bush e é Merkl a apoiar todos os passos.

A Europa, que nunca se entende em nada que alguma importância tenha, parece que anda mais unida demonstrando que são as crises que nos unem. Especialmente quando o que nos une é o facto de estarmos todos "entalados" com o mesmo problema. Citando o antigo secretário do Tesouro no tempo de Nixon, John Connally:
The USD is our currency but your problem.

Ler Mais...

"Helicóptero" Ben

Ben Bernanke, o actual presidente da Reserva Federal dos EUA (mais conhecida simplesmente como FED ou o banco central americano) ganhou a sua alcunha de "Helicóptero" quando ao pronunciar-se sobre a grande depressão (caracterizada por uma forte deflação tanto da massa monetária como dos preços nominais dos bens) comentou que nunca deixaria que algo assim se voltasse a repetir. Se necessário distribuiria notas a partir de helicópteros para impedir que os EUA atravessassem de novo uma crise como a de 1929.

Ler Mais...

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

É tudo papel

Na navegação diária pela internet encontrei este video com uma discussão bastante interessante entre Bill Pool (antigo presidente do Banco Central de St. Louis, parte da reserva federal dos EUA) e Peter Schiff um dos poucos analistas que já desde 2006 (talvez antes) vinha a anunciar o desenrolar desta crise com base em crédito excessivo.

Vale a pena ver, saliento a parte, para mim, mais relevante:
Peter: Fundamentalmente não há diferença nenhuma entre a moeda que os EUA imprimem ou o Zimbabwe... é tudo papel, não há mais nada.
Bill: Não discordo com o que disse.

Um ex-membro do mais poderoso Banco Central do planeta acabou de equiparar o dolar americano com um dolar do Zimbabwe e reconhece que têm ambos o mesmo valor intrínseco... há progressos, talvez um dia decidam mesmo revolver o problema.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Pensamento do dia...

"Não há forma de evitar o colapso final do crescimento artificial provocado pela expansão de crédito. A unica escolha é apenas decidir se a crise deve vir rapidamente através do abandono voluntário de mais expansão de crédito ou se, por outro lado, devemos adiar e esperar uma total catástrofe para o sistema monetário envolvido"

- Ludwig von Mises , Fundador da "Corrente Austríaca de Economia"

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Editorial do Metro

O jornal Metro é normalmente a minha leitura matinal enquanto me desloco para o trabalho e a forma como me vou mantendo a par do país normalmente (e a TSF, para televisão vou tendo pouca paciência). Infelizmente o jornal nem sempre é correcto e há alguns editoriais que me parecem sempre um pouco estranhos, fica o meu comentário ao de hoje.

O editorial de hoje apresenta-nos primeiro uma inverdade ao afirmar “Quando se deu o grande crash de 1929 o governo americano demorou três anos a intervir na economia”. Isto é falso porque o governo interveio muito rapidamente. Entre outras acções aumentou os impostos e as tarifas alfandegárias sufocando o mercado livre e dando um tiro no pé pois obviamente os outros países ripostaram na mesma moeda e os EUA foram incapazes de exportar os seus produtos competitivamente. A própria reserva federam agiu em 1929 tentando colocar “água na fervura” dos mercados e contraindo o crédito que foi aliás a razão que precipitou o crash bolsista quando quem negociava em margem teve que liquidar as posições fosse a que preço fosse. Os máximos bolsistas de 1929 apenas foram ultrapassados 25 anos depois… é bom lembrar nesta altura em que as pessoas tendem a agarrar-se às suas acções dizendo que é um investimento para o longo prazo… é que pode ser mesmo longo.

Ler Mais...

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Está tudo bem...



Está tudo bem! Aterrei em cima de um contribuinte...

domingo, 12 de outubro de 2008

Garantias...

No espirito do tópico recente (Porquê comprar ouro?) temos as noticias do fim de semana das reuniões do G7 e das medidas do governo Português para garantir os depósitos e os emprestimos interbancários.

O sistema bancário/monetário é baseado em fé. Estas medidas, espalhadas pelo mundo, são o equivalente de jogar à roleta russa com as populações e apenas ter uma câmera vazia. Os Estados chegam-se à frente com a garantia para aumentar a fé no sistema e a partir daqui as pessoas ou sossegam ou não sossegam. Se não sossegarem terão mesmo de activar estas garantias.

E de onde virá todo este dinheiro? Ele não existe... terá de ser criado para este efeito (ver artigos Inflação Monetária e O que é a Inflação?) - na melhor das hipóteses será feito através da emissão de divida publica que os contribuintes terão de pagar no futuro mas esistem cenários piores.

Os Governos meteram a arma na cabeça, acertaram na câmera vazia?

Noticias relacionadas:
França garante 360 mil milhões de euros
Garantias Aprovadas

Como comprar ouro?

Espero que ninguém leia este tópico sem ler o anterior e perceber o porque é que se deve comprar metais precisos.

Para quem aplica as suas poupanças no mercado de capitais e pretende apenas ter parte do seu portfolio exposto aos metais precisos existem dois ETF negociados na bolsa de New York que garantem essa exposição. Os mais conhecidos são o SPDR Gold Trust (GLD) e o iShares Silver Trust (SLV). Não recomendo esta exposição sem primeiro ser assegurado uma exposição física e real aos metais em si porque com transacções em bolsa não estamos protegidos contra o risco sistémico do sistema monetário. Caso ele aconteça não é garantido que tenhamos acesso ao metal se precisarmos dele para trocas comerciais e assim perdemos grande parte da utilidade do nosso investimento.

Ler Mais...

Porquê comprar ouro (ou prata)?

Perguntam-me várias vezes como é que se pode comprar ouro ou estar exposto aos metais preciosos. Irei responder a essa questão mais à frente mas é importante perceber porque é que se deve comprar ouro para que não haja ilusões.

Quem quer ganhar "dinheiro" com o ouro (euros) não vale a pena seguir o resto do meu artigo. A unica maneira de ganhar dinheiro com ouro é através de especulação a vender/comprar em pontos chave do mercado ou recurrendo à alavancagem no mercado de futuros ou ETFs (Exchange Traded Funds) próprios. Isto eu considero que é para os profissionais ou os que aspiram a sê-lo e que negoceiam o ouro como se fosse outra commoditie qualquer. É dificil fazer dinheiro com ouro porque ouro é dinheiro.

Ler Mais...

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Aproveitamento dos bancos (II)

Há pessoas que não percebem e há outras que não querem perceber. Preferem ser vitimas das gasolineiras, dos bancos, dos patrões… preferem tudo menos pensar pela própria cabeça. Quanto a estes não posso fazer nada, em relação aos que tentaram perceber o meu artigo anterior e não conseguiram deixo, mais em baixo, os gráficos representativos das taxas EURIBOR a 3 e a 12 meses.

A taxa de desconto esteve entre Junho de 2003 a Dezembro de 2005 estipulada pelo BCE a 3% (desceu em Junho de 2003 de 3.5% e subiu em Dezembro de 2005 para 3.25%). Obviamente ninguém nesta altura se queixou de que a taxa que pagava era indexada à EURIBOR e não ao BCE. Acredito que não seja por malvadez ou por serem “Chico-espertos”, simplesmente não faziam a mínima ideia no que se estavam a meter e também não se quiseram informar.

De qualquer das formas ficam os gráficos demonstrando como todos os que se endividaram beneficiaram (em contraste a uma taxa que fosse indexada ao BCE) durante vários anos.

Ler Mais...

Aproveitamento dos bancos

O povo é assim, quando as coisas correm mal arranjam sempre alguém a quem bater. Depois de se culpar a GALP pelos impostos da gasolina agora culpam-se os bancos pelos empréstimos que as pessoas contraíram sem pensar.

O ultimo ataque que apareceu hoje no Caldeirão é que os malandros dos bancos continuam a cobrar uma taxa EURIBOR + spread a 5,4% (no caso de EURIBOR a 3 meses) enquanto se financiam através do BCE a 3.75% (taxa de referência).

Desmonto em baixo o mito pois não é assim que as coisas funcionam e os que se queixam agora são os mesmos que se queixariam se o sistema estivesse diferente como demonstro em baixo:

Ler Mais...

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A Islândia explica...

Os que acompanham este blog desde o inicio já sabem porque é que recomendo ouro e prata nestes tempos conturbados. Para os que não sabem a Islândia explica neste gráfico em baixo onde podemos ver o preço do ISK (moeda nacional Islandesa - Krona Islandesa) cotado em Euros:

Ler Mais...

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Ouro: Máximo histórico!

Para quem me acompanha sabe que há meses que aconselho comprar prata e ouro para protecção de riqueza no meio da crise que nos rodeia. Estou convicto que os governos e bancos centrais tentarão re-inflar a economia para tentar afastar o cenário de uma depressão deflacionista.

Continuo sem saber se vão conseguir os resultados esperados ou não mas sei que quem beneficia habitualmente desta tendência de se gastar o que não se tem são os metais monetários, prata e ouro.

Fica o gráfico da cotação do ouro, em Euros, mostrando hoje um novo máximo histórico a 654 Euros, 2 Euros acima do máximo de Março.



Actualização (08 de Outubro): Entretanto o ouro continua a subir com as tenções nos mercados de capitais a não darem sinais de abrandar e faz novos máximos nos 670 Euros por onça Troy

sábado, 4 de outubro de 2008

Capa da revista Time

No dia em que o Congresso chumbou o plano o mercado desceu porque o plano era preciso.

No dia em que o Congresso aprovou o plano o mercado desceu porque acha que não vai resolver o problema.

Cada americano (incluindo crianças) ficou endividado em mais $2000 para pagar este plano.

Na semana em que nos garantiram que o remédio para todos os males estava encontrado e que a confiança está de volta aos mercados eu só consigo encontrar uma explicação para a queda dos mercados (já que não podem ser os short-sellers que ainda estão proibidos de trabalhar): A comunicação social!



Então quando isto estava a correr tão bem era preciso uma capa destas? Não há confiança que resista...

Frase do dia

"Liquidate labor, liquidate stocks, liquidate the farmers, liquidate real estate … It will purge the rottenness out of the system…values will be adjusted, and enterprising people will pick up the wrecks from less competent people…"

Andrew Mellon, Secretário do Tesouro dos EUA

Parece que em 1928 ainda acreditavam nos mercados livres...

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Tem uma moedinha?

Desta vez vai ser realmente diferente...