sábado, 30 de maio de 2009

Parabéns Inflaccionista

Hoje este pequeno blog está de parabéns, faz exactamente um ano desde que foi aqui colocado o primeiro tópico na altura sobre as grandes vozes que se levantavam contra os preços dos combustíveis e a pedir subsidios ao Estado para fazerem frente à crise. Culparam-se principalmente os especuladores por esta subida (houve até audiências no Congresso dos EUA sobre os fundos que investiam em commodities serem proibidos de o fazerem ou serem regulados - aparentemente a classe politica desejaria apenas que esses especuladores maléficos comprassem apenas hipotecas subprime ou acções da GM) e eu, como pequena amostra de especulador maléfico que sou, senti-me na obrigação de me defender... assim nasceu o blog, apenas um local para deixar as minhas ideias. Pode ser pouco mas é meu - coisa boa essa que inventaram da propriedade privada.

Deixo aqui mais em baixo links para os artigos que mais me marcaram neste ano que passou. Foram 125 tópicos, cerca de um de três em três dias, mas vou tentar manter a lista curta:

1) Hino ao dinheiro, provavelmente o tópico que me é mais querido de todos os que aqui escrevi. É basicamente uma tradução livre (com alguns erros, terei que um dia corrigir) de um excerto da obra Atlas Shrugged de Ayn Rand onde Francisco D'Anconia fala sobre as virtudes do dinheiro. Um livro que mudou a forma como estou no mundo e se gostarem desse texto (está lá o link para a versão original) aconselho que comprem o livro.


2) Inflação: O que é? - Um pequeno texto que ajuda quem não percebe nada de economia a perceber o que é a inflação ou a deflação. Se fosse hoje provavelmente escreveria o mesmo artigo de outra forma mas o principal está lá.

3) Repensar a produtividade: um pequeno artigo que escrevi para o jornal Vida Económica o ano passado mais pragmático e menos ideológico que o normal para mim :)

4) Tesourinhos económicos: É um apanhado de economistas menos conhecidos na praça mundial (não são Keynesianos não podem ser famosos) prevendo o desenrolar da crise actual anos antes de ela acontecer. Claro que enquanto falavam eram ridicularizados por oponentes e jornalistas. Quem ri por ultimo...

5) Porquê comprar ouro? Já todos aqui sabem que recomendo comprar ouro em forma física, acho que é algo que faz sentido de um ponto de vista financeiro ter pelo menos um pouco deste metal reluzente. É sempre bom relembrar as razões neste artigo.

6) Fenómeno deflacionário: Se expliquei antes a inflação também é bom dizer qualquer coisa sobre a deflação.

7) Breve história sobre o dinheiro: Comecei a escrever este powerpoitn na perspectiva de o continuar mas entretanto este projecto ficou suspenso. Talvez um dia o recupere.

8) Ignorância finaceira. O triste fado de um país governado por quem não sabe o que anda a fazer.

9) Destruição de uma moeda, de um povo. Um pequeno video que mostra o resultado final das politicas inflacionistas.

10) Sou capitalista. Acaba apenas por ser uma declaração de principios, dos meus claro está. Quando o leitor perceber o que é um capitalista poderá finalmente ajuizar que não viveu nas ultimas décadas num mundo assim e que não foi certamente o capitalismo que nos trouxe até a esta crise mas sim um Estado interventivo baseado no modelo de economia mista.

Outros artigos que me deram prazer escrever ficaram de fora mas não queria alongar muito a lista pois arriscava-me a que ninguém lhe desse importância (com 10 já é o que é). Queria também aproveitar para agradecer a todos os leitores do inflaccionista especialmente a quem aqui deixa comentários ou envia algum e-mail para me fornecer dados ou artigos que acham pertinentes, alguns dos conteudos deste blog são também dos leitores mais activos. Obrigado a todos e que para o ano ainda estejamos por cá, com ou sem crise.

3 comentários:

Sérgio disse...

Parabens ao blog e ao seu criador. Que continue sempre a partilhar as suas ideias e comentários sobre os acontecimentos que a sociedade produz, neste berlinde azul às voltas e voltas...

Unknown disse...

Gostaria de parabenizá-lo pelo Blog, e dizer que este ajudou a regar uma planta de liberalismo
aqui no interior do Brasil...
Obrigado

Nuno Branco disse...

Agradeço a ambos as felicitações e dizer ao Júlio que só essas palavras justificam um ano inteiro de artigos. :)